A carteira de motorista serve basicamente para que um indivíduo se torne apto e possa dirigir um veículo legalmente após o cumprimento de todos os processos exigidos, a quantidade de pessoas que dirigem atualmente cresceu consideravelmente por conta do crescimento das cidades e da população.

Exames e provas

Por tanto é necessário obter um maior cuidado e ser rígido nos processos, sendo assim o detran estipulou diversos exames e aulas que as pessoas devem frequentar para que assim sejam aprovadas e possam receber a sua carteira de motorista.

Porém o indivíduo só consegue dar entrada nesses processos e nesses exames se ele preencher os pré-requisitos necessários que são basicamente: ser maior de idade, possuir documentos próprios, ser alfabetizado e ter os documentos regularizados.

A partir da aprovação em todos os processos, o indivíduo se torna apto a dirigir, porém é válido lembrar que determinados tipos de atitudes e a falta de atenção pode acarretar em multas e infrações, que podem levar até mesmo o condutor perder a sua carteira de motorista, fazendo com que seja necessário que de a entrada em recurso para cassação da CNH, para que assim possa voltar a dirigir.